quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Facilidades na Cozinha

Quem me conhece sabe que eu adoro fazer uma comidinha. Apesar de ultimamente estar me dedicando mais aos pratos grelhados e às saladinhas (meu maridinho tá precisando emagrecer... e eu, como toda mulher, sempre acho que preciso perder uns dois quilinhos), tem dia que me permito sair da linha e fazer um prato mais gostosinho, principalmente se for um rápido e fácil.
E um dia destes fiz um prato que não foi diferente: rápido, fácil e muito gostoso! (meu irmão adora este prato e não demora nem 20 minutos pra ficar pronto).

Postei a foto no Facebook e várias pessoas me pediram a receita. E como prometi que daria, e promessa é dívida, aqui vai a receita (e praqueles que não me pediram fica uma ótima opção pra fazer uma massa diferente do tradicional molho a bolonhesa e que faz um efeito bem legal no prato!).

Penne a la vodka
Ingredientes:
- 1 caixa de penne grano duro
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1 lata de polpa ou extrato de tomate
- 1/2 cebola ralada
- tempero de alho a gosto
- 1 colher de sobremesa de açucar
- 2 colheres de sopa de vodka
- sal a gosto
- manjericão seco ou oregano
- 1 1/2 litro de água
- 1 fio de azeite
- 1 colher de sopa de óleo / azeite

Modo de Preparo:
Primeiro coloque a água para ferver com sal à gosto e um fio de azeite. Quando a água estiver fervendo coloque o penne para cozinhar. Deixe cozinhar por cerca de 11 a 14 minutos, deixando a massa al dente (deixa ao dente mesmo, porque a massa será incorporada no molho e vai cozinhar um pouco mais). Quando estiver cozido escorra a água e reserve o penne.
Para o molho, coloque a colher de azeite e a cebola, deixando dourar. Acrescente o tempero de alho. Em seguida acrescente o extrato de tomate com um pouco de água e o açucar e deixe ferver. Em seguida acrescente todos os temperos (sal, pimenta, manjericao ou oregano - se for oregano, tomar cuidado com a quantidade, deve ser menor que a do manjericao, pois o sabor é forte). Quando tiver fervido e engrossado, acrescente a vodka. Deixe ferver mais um pouco até evaporar o álcool. Desligue o fogo. Acrescente o creme de leite aos poucos.
Quando o molho estiver uniforme, ligue o fogo novamente e vá acrescentando o penne. Deixe o molho incorporar à massa mexendo bem devagar para não quebrar a massa.
Assim que o molho incorporar na massa, é só servir com parmessão em cima. Decore com umas folhinhas de manjericão fresco.
Ah, não deixe o molho ferver demais quando acrescentar a massa porque quando esfria um pouco, o molho engrossa mais.


Não fica bonito? Ah, e pra acompanhar, um filezinho grelhado temperado só com sal e pimenta.

E aí, gostaram?

Já me deu vontade de comer de novo...

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, gostou? Então comenta aqui!