quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia Especial

Não podia deixar de compartilhar por aqui o dia que tive na segunda feira e que realmente foi muito especial pra mim.
Depois da minha formatura veio o momento mais importante para o início da minha carreira jurídica: a inscrição na OAB e o recebimento da minha carteira profissional.
A formatura em Direito é muito importante, mas estar inscrito no quadro de advogados é o que realmente nos permite dar início a esta profissão tão bonita e que escolhi pra mim.
Bom, e toda esta importância é resaltada pela OAB em um evento para a entrega da carteira e para que façamos o nosso compromisso com esta profissão que deve ser pautada pela ética e pela dignidade, bem como pelo apoio e proteção da cidadania e da democracia no Brasil (um pouco ideológico mas eu realmente acredito).
E pra vocês poderem ver um pouquinho deste momento tão importante pra mim e pra todos os colegas advogados que lá estavam é que compartilho estas fotos:


Perceberam que o momento é super formal né?
Mas fiquei muito feliz. Fiquei ainda mais emocionada ao saber o quanto a OAB valoriza o papel da família nesta conquista que não é somente minha ou dos novos advogados, mas de todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui e estarão sempre conosco nesta jornada profissional que se inicia. Tanto que a OAB pede para aqueles que estão com os familiares subam com os mesmos para que o(s) familiar(es) façam a entrega da carteira. Legal né? Meu maridão foi me entregar todo orgulhoso.

Ah, aproveitando o momento e já que tenho falado muito de roupas neste meu blog, vou dar uma dica para os próximos novos advogados, especialmente para as futuras advogadas, já que para homens o traja é mais fácil uma vez que é definido pela própria OAB (advogados do sexo masculino devem usar terno).
A roupa do advogado é seu instrumento de trabalho pois já que somos prestadores de serviço nossa imagem conta muito, tanto em relação ao cliente quanto ao ambiente.
Se queremos nos fazer respeitar, e por respeito entenda ser tratado com educação e deferência que merecemos (e não para nos achar, pois não somos melhores que ninguém por vestir terno ou calça jeans), devemos vestir roupas formais, pelo próprio formalismo exigido pela profissão.
Para as mulheres isto significa:
- calça social ou saias tipo lápis no joelho ou no máximo um palmo acima do joelho
- nada muito justo ou colado
- blusa ou camisas de tecidos finos e bom corte, preferencialmente com manga (blusas de alça fina, que deixam os ombros aparecendo devem ser evitadas)
- nada de decotes profundos ou provocantes
- blusas transparentes devem ser evitadas, salvo se a transparência for "quebrada" (como eu usei na foto acima)
- evitar joias e bijuterias chamativas
- pouca maquiagem, sem olhos marcados ou boca gritante

Ou seja, roupas sóbrias e mais básicas é a melhor opção, e para aquelas que têm medo de ousar, uma calça preta, uma camisa branca, um blazer com um bom corte, brinco de pérolas ou brilhantes (ou similares) é um básico que nunca sai de moda e facilita a vida de todas nós.

Gostaram da dica?
Acredito que estas dicas servem para outras profissões também que exijam trajes mais formais e não possua uniforme.

Kisses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, gostou? Então comenta aqui!