terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fim de Semana em Tiradentes

Fim de semana retrasado fui para Tiradentes para passar o final de semana. E posso dizer que aí está uma excelente dica de passeio turístico para fazer em um fim de semana.
Já fui à cidade outras vezes mas sempre muito corrido e só pra conhecer os pontos turísticos (excursão de escola, conhecendo igrejas). Estas idas (acho que foram umas 3 ou 4) sempre foram ótimas pois vale muito a pena conhecer as igrejas barrocas de lá (dizem que lá está a Igreja mais bonita do Brasil) e passear de Maria Fumaça de Tiradentes a São João Del Rei.
Mas desta vez o passeio foi diferente (até porque não dava pra ir nem na esquina direito devido ao dilúvio que nos prendia aos locais fechados) e, mesmo com toda água, foi sensacional!
Devido a chuva fomos curtir uma outra "face" de Tiradentes charmosa e muito gostosa: a gastronomia.
Chegamos no sábado pela manhã e ficamos em um barzinho na praça principal, delicioso, charmoso e com um preço sensacional (eu esqueci o nome do barzinho, mas a maioria lá é mais ou menos do mesmo estilo). Comemos tira gosto até e todo mundo bebeu, e a conta não foi nada salgada.
Fomos para o hotel umas 6 da tarde e lá pelas oito fomos a um restaurante que nos indicaram que chama "TragaLuz". Que delícia. Pratos de babar. Deliciosos. Um toque de italiano com comida mineira: meus preferidos: nhoque de ora pro nobis com carne cozida e risoto negro com surubim defumado. Ah, os preço também são bem normais (em média de R$40,00 a R$55,00 o prato individual).
No domingo fomos a Bichinho, um vilarejo perto onde tem muito artesanato. Não achei que valeu a pena. Não sei se pela chuva que nos deixou meio presos, mas não acho que seja melhor que o artesanato que tem na própria Tiradentes.
Na volta, fomos a um lugar que é, no mínimo, inusitado. Uma fábrica de facas chamada Burza. São facas forjadas e com garantia de corte "eterno". São registradas como jóias, são lindas e tem pra todos os tipos de cortes, inclusive facas para canhotos (fiquei super feliz como canhota de saber que existem, mas estas são feitas somente por encomenda). A fábrica de facas é de uma família russa, e quem quiser conhecer deve marcar um horário antes de ir, pois do contrário, poderá não ser recebido no local (que além de vender as facas, vale a pena conhecer porque é lindo). Ah, mais um detalhe, a princípio nos disseram que o dono da fábrica era um russo não muito gentil, mas, para nossa agradável surpresa, o tal russo é um senhor gentil, intelegentíssimo e que ficaríamos horas conversando.

Bom, deu pra perceber que eu adorei né?

Ah, e mesmo com a chuva, ainda deu tempo de ver muito artesanato na praça central de Tiradentes e ficar querendo mil coisas, inclusive móveis. Mas trouxe mesmo só uns tapetes de porta para mamis e uns porta guardanapos para mim (lindos de viver!!!).

Ah, mais uma coisinha, como estava chovendo, as fotos foram bem pouquinhas, mas andei pegando umas fotos de uns sites por aí para vocês verem o que eu mais gostei:

 
Vista da cidade e da principal Igreja

Maria Fumaça



 Lindo demais né?

Agora algumas fotos "internas":






Ah, e ainda tem a pousada; Hospedaria da Villa. Linda, charmosa, custo benefício muito bom, só não é tão pertinho do centro (900m a pé). Está uma lindeza toda decorada de Natal. Ah, e quando forem se hospedar por lá peçam pra ficar nos quartos mais novos (tem alguns que parecem uma casinha, mais charmosos e com lareira, mas mais antiguinhos, e eu, particularmente, em pousadas e hotéis, prefiro quartos mais novinhos, mesmo que sem lareiras).





E aí, gostaram? Já estão se preparando para passar um fim de semana por lá? Se forem, me convida que eu quero voltar ok?

Beijos

2 comentários:

  1. Olá Mariana!!!
    Eu amo Tiradentes e todo ano vou pra lá. Gostei muito das suas observações à respeito da cidade e gostaria de lhe fazer uma pergunta importante. Sobre a Hospedaria, a Pousada que você ficou. É boa mesmo? Eu estou quase reservando pra ficar na Mãe D'água, mas achei a Hospedaria da Vila na net,achei muito bonita, e interessante o preço do pacote. Aguardo sua resposta, um abraço
    Ana Salinas - analuciasalinas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      A pousada não é nenhuma Pequena Tiradentes mas eu achei realmente BBB (boa, bonita e barata).
      Tem um aconchego sabe. Os donos são muito receptivos e o café da manha apesar de pequeno é bem digno (com paes, pao de queijo, bolos, tudo bem caseiro e mineiro).
      Além disso tem um café colonial a tarde pequeno mas bem gostosinho (uns chazinhos e uns biscoitinhos deliciosos).
      Vou fazer duas resalvas: a primeira é que tem uma parte nova e outra que foi tombada. Na parte tombada os quartos são mais velhos, tem um clima mais romantico, com lareira, moveis antigos, mas eu sou muito alérgica e pra mim é difícil ficar nestes lugares. Daí pedi para ficar num dos quartos mais novos, que são quartos de pousada convencionais. Se você tiver o mesmo problema que eu, sugiro que peça os quartos mais novos.
      Ah, e não fica no centro centro, deve ficar tipo 1,5km a pé do centro. É pertinho mas não fica na praça mesmo. Mas isso eu não achei problema.
      Espero que goste.
      Se for, me conta se gostou ok?
      Bjos

      Excluir

E aí, gostou? Então comenta aqui!